Blog

11 dicas para pedalar no verão e aproveitar os dias de sol

Por EcoBike em 17/10/2019
11 dicas para pedalar no verão e aproveitar os dias de sol

Com a chegada dos últimos meses do ano e o horário de verão, as temperaturas sobem, o clima fica mais propício para a prática de atividades físicas e muita gente começa a tirar a bicicleta da garagem. 

 

Mas o calor também exige cuidados com a pele, o momento de pedalar e o clima, para não ser pego desprevenido. Confira, nesse post, 11 dicas para você pedalar no verão e aproveitar mais o sol na sua bike. 

 

Use sempre protetor solar

O ideal é apostar em fator de proteção solar 30 ou maior, para evitar queimaduras, não acabar com braços e costas muito vermelhos e, também, para reduzir o risco de câncer de pele. 

 

Vista roupas adequadas

Tecidos leves, que ajudam na eliminação do suor e ainda protegem o corpo dos raios ultravioleta, são os mais indicados. Procure sempre roupas longas (mas não muito largas), que sejam confortáveis e deixem costas e pernas cobertas durante a pedalada. 

 

Se mantenha hidratado

Carregar uma garrafa de água durante o passeio ou percurso é uma forma de se hidratar ao longo da atividade, e não apenas no início ou final. O ideal é beber água a cada meia hora, sem exagerar na quantidade, para manter a energia e desempenho do corpo. 

 

Se alimente bem

Quem pedala bastante não pode comer só quando sentir fome. É preciso fazer pausas e ingerir alimentos leves, de fácil digestão, para ajudar o corpo no exercício. 

 

Cuidado com os horários 

Assim como na praia, as recomendações de horário servem para evitar a radiação ultravioleta do sol, que prejudica a saúde da pele. O período entre 12h e 15h não é o mais indicado: com a força dos raios solares, você corre mais riscos de sofrer com o cansaço, desidratação e insolação. Coordene seus horários e escolha a manhã ou o final da tarde para pedalar por aí. 

 

Tenha uma rota definida

Principalmente se você estiver começando! É preciso analisar o caminho antes de sair de casa, para evitar subidas íngremes (que exigem muito do corpo), trechos sem sinalização adequada, com um fluxo grande de veículos ou que ofereçam algum tipo de risco. Escolha sua rota de maneira inteligente, em um local arborizado ou com bastante sombra.

 

Saiba tudo sobre o clima 

É um dia de sol, mas pode ser que esteja chovendo no final do trajeto? Você deve ficar atento a isso e preparar para todo tipo de clima, com capas de chuva, roupas extras para se aquecer e calçados adequados. Então, antes de sair, é bom dar uma olhadinha em como estará o tempo. 

 

Não carregue muito peso

O peso extra deixa você cansado mais rápido. Quando for pedalar, leve apenas o necessário, prefira objetos pequenos e portáteis e organize-os bem na mochila. 

 

Conheça os seus limites

Você não precisa fazer uma quantidade absurda de quilômetros –  se não tiver preparo físico, melhor nem tentar. Saiba o que seu corpo é capaz de aguentar, como você responde aos estímulos do organismo e se tem algum problema (como pressão baixa) que pode se intensificar com as altas temperaturas. 

 

Chame os amigos para pedalar 

Grupos de ciclismo são divertidos e, no verão, também são uma boa opção para reunir a galera. Faça um grupo com alguns amigos e combinem um ponto de encontro, para todos se ajudarem no percurso e deixar a experiência mais divertida. 

 

Não tenha pressa e aproveite! 

Pedalar é uma atividade prazerosa e, se você estiver apenas passeando, tem que curtir a experiência. Aprecie a paisagem,  explore bem o caminho e encontre locais seguros, com sombra, para descansar e se hidratar entre as pedaladas. Com tranquilidade e atenção, você se diverte mais e consegue aproveitar todos os benefícios desse exercício. 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..
Logo

EcoBike Courier

Instale o aplicativo