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Como melhorar o delivery do seu restaurante?

Por Ecobike em 17/10/2019
Como melhorar o delivery do seu restaurante?

O delivery em restaurantes já deixou de ser uma exclusividade das pizzarias. Hoje em dia, é bastante comum que lanches, refeições completas, doces e até mesmo bebidas sejam entregues na casa ou escritório do cliente, para quem tem algum trabalho para terminar, não quer enfrentar o trânsito, perder uma conversa ou pausar um filme legal. 

 

E, quando se trata de alimentação, todas as etapas do processo precisam ser feitas corretamente –  do preparo na cozinha à entrega. Essa parte, que depende muito de você e dos seus entregadores, precisa ser alinhada e funcionar a favor do restaurante, para que o cliente fique com uma boa imagem da sua loja. 

 

A gente separou algumas dicas para você melhorar o delivery do seu restaurante e otimizar todo o processo (tanto para sua marca quanto para o cliente). Olha só:

 

Agilidade é fundamental. 

Não precisava nem dizer, não é? Uma entrega rápida garante que a comida chegue quente, que os alimentos estejam frescos e tudo continue saboroso, da mesma maneira que saiu da sua cozinha. O entregador deve sempre respeitar as leis de trânsito, mas precisa conhecer rotas alternativas, saber usar serviços de GPS e ser bastante rápido para chegar ao local de entrega. 

 

Oriente o entregador sobre os cuidados com a embalagem. 

Imagine só a frustração, raiva e incômodo que uma entrega malfeita pode ocasionar, caso a comida esteja quebrada, torta, esmagada ou saindo para fora da embalagem. Mantenha seu entregador informado sobre que tipo de alimento está carregando (pratos quentes, molhos, embalagens delicadas) e peça muito cuidado e atenção ao organizar tudo na caixa térmica, no trânsito e ao retirar o produto para entregar ao cliente. 

 

Cuide da primeira impressão.

Para mostrar credibilidade e cuidado que a sua empresa tem com o cliente, a primeira impressão com o entregador conta muito! Peça que sua equipe (ou serviço de entregas) esteja sempre uniformizada, com o visual em ordem, para mostrar profissionalismo. 

 

Educação é tudo!

Oriente os entregadores a serem muito educados, em todas as situações. Mesmo que o cliente esteja zangado ou o trânsito tenha sido terrível, o entregador deve ser paciente, tratar as pessoas com educação e passar uma boa imagem. Lembre-se que o seu entregador acaba sendo o maior contato do cliente com a marca, influenciando no que ele pensa a respeito da empresa.

 

Registre o meio de pagamento e avise o entregador. 

É frustrante receber um almoço, lanche ou jantar e descobrir que o entregador não levou troco ou a maquineta de cartões. Na hora de preparar o pedido para envio, mande uma nota anexa com os detalhes do pagamento, separe o troco com cuidado e garanta que seu entregador esteja com o aparelho ligado e carregado, para que ele não precise voltar depois, atravessar dois pontos da cidade e atrapalhar tanto a sua logística de entregas quanto a refeição do seu cliente. 

 

Sempre anote o pedido com atenção.

Isso vale para o preparo e, também, para garantir informações de entrega corretas. Já imaginou receber um pedido de comida oriental, quando estava esperando um hot dog –  tudo porque alguém não prestou atenção na hora de anotar o número da casa e foi até o endereço errado? Faça sempre anotações claras para a equipe da cozinha e para o entregador, que deve levar o pedido certo e evitar a logística reversa, que gera novos custos de preparo e envio para o restaurante.

 

A entrega também é sua responsabilidade.

Se algum problema acontecer, nunca diga que “o serviço de entregas falhou” ou “na cozinha estava tudo certo”. O restaurante deve funcionar de forma integrada e encarar críticas como uma empresa única, sem apontar culpados ou tentar se justificar com o cliente. Recebeu alguma reclamação? Assuma o erro, peça desculpas e tente descobrir o que precisa ser melhorado para que o problema não se repita. 

 

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